Como ultrapassar as mesmas velhas desculpas de sempre


Todos nós usamos desculpas.

E essas desculpas, que usamos ao longo dos anos, acabam por impedir que façamos mudanças necessárias na nossa vida.

Exemplos: 
- Ah, não tenho tempo.
- Não tenho dinheiro.
- Estou muito ocupado(a).

Quantas vezes não usou já estas desculpas ao longo da sua vida? Eu próprio já as usei vezes sem conta.

Só que estas desculpas impedem-nos de seguir em frente, de dedicarmos mais tempo a nós próprios, de investir no nosso bem-estar e de concretizar os nossos sonhos.

Estas desculpas deixam-nos presos em hábitos e costumes, em padrões repetitivos que parecem nunca ter fim. Até que a nossa vida entra em piloto automático.

A mudança não é fácil, todos sabemos, e por vezes, parece mais fácil entrar em piloto automático ou permanecer na nossa zona de conforto.

Quem nunca caiu nesta armadilha?

Eu próprio arranjei desculpas atrás de desculpas, inventei histórias atrás de histórias e, ao longo dos anos, adiei as mudanças que eram necessárias na minha vida.

Eu tinha medo de mudar. Medo de progredir. Não sabia o que me esperava do outro lado da mudança. Estava tão acostumado aquele estilo de vida, e, apesar de não ser feliz por funcionar desse modo, o risco da mudança parecia-me maior do que a recompensa.

Estava com muito receio e convenci-me de que não estava preparado. Eu, na verdade, acreditei piamente nas minhas desculpas.

Eu dei o meu poder pessoal a essas desculpas, até chegar à conclusão, finalmente, de que as minhas desculpas estavam a mascarar o meu medo e a impedir-me completamente de seguir em frente.

Olhando para trás, agora, vejo que usei estas velhas desculpas muitas vezes.

Quero explorá-las detalhadamente consigo. 


Vamos à primeira:

- Ah, não tenho tempo.

A falta de tempo é, talvez, a desculpa mais antiga do mundo. Quantas vezes você já a usou?

Mais exemplos como essa:
- Nem acredito como o tempo voa!
- Não tenho tempo para nada, hoje em dia.

Eu sorrio sempre que escuto alguém desculpando-se assim. Porque por mais que pareçam reais, são apenas uma ilusão.

É fácil acreditar que não há horas suficientes no dia para completar todas as suas tarefas e responsabilidades diárias. Muitos de nós tentamos completá-las o máximo que conseguirmos num só dia. Mas, se você, realmente, tirar algum tempo para abrandar o seu ritmo, talvez note que a falta de tempo está, afinal, toda na sua cabeça. Como assim, pergunta você?

Eu explico. Quanto mais você reforçar a frase-crença "não tenho tempo suficiente" mais irá continuamente criá-la como a sua realidade. Vai agarrar-se a esta crença ao longo da sua vida sentindo, continuamente, que o seu tempo está sempre a acabar e acaba por ter apenas tempo para as suas responsabilidades: os seus filhos, emprego, tarefas, etc.

E ao se encontrar neste estado mental, É O TEMPO QUE O CORRE A SI e não o contrário.

É naquilo que você foca a sua atenção que vai criar. Você é um ser poderoso. Você pode desenhar a sua vida. Dispõe de livre arbítrio. A sua percepção de tempo tem a capacidade de aumentar ou diminuir o ritmo da sua vida.

No final, tudo tem a ver com uma escolha. 

Se você deseja parar este ciclo eterno de tempo que o corre a si, então necessita de começar a reprogramar a sua atitude e o seu estado de espírito.

Outra coisa importante a considerar é o que você faz com o seu tempo. Pode distrair-se ou manter-se ocupado com coisas que você pensa ser importantes como jogar jogos, consultar o feed de notícias no Facebook, ou vegetar longas horas em frente ao televisor, etc. 

Não é que haja algo de errado nestas atividades, mas elas podem estar a consumir muito do seu tempo e energia e impedi-lo(a) de fazer algo mais produtivo e benéfico para o seu bem-estar.

Se você, depois de ler isto, ainda acredita que não tem tempo para nada e que não existem horas suficientes no seu dia, tente isto....ABRANDE!

Divida o seu dia em segmentos e lembre-se de RESPIRAR.

Pergunte a si próprio(a) em cada segmento do seu dia:

- O QUE ME FARIA SENTIR MAIS VIVO(A) AGORA MESMO?

- O que posso deixar para fazer amanhã ou no dia a seguir?

- Se eu pudesse adicionar mais tempo ao meu dia o que me daria prazer fazer?

- De onde vem a minha crença de não ter tempo para nada?

Explore as suas respostas, faça mais perguntas. Isso vai ajudá-lo(a) a obter uma melhor ideia dos seus motivos e escolhas. 

Você dispõe de mais tempo no seu horário do que aquilo que pensa. Necessita apenas de se tornar mais atento(a).

Abrande e torne-se mais presente.

Repare em si próprio(a) e escolha bem como e com o que vai gastar o seu tempo e no que se vai focar.

Se você se estabelecer a si próprio(a) como uma prioridade, então VAI SEMPRE ENCONTRAR TEMPO.


Vamos à desculpa seguinte:

- Não tenho dinheiro.

Esta é outra das desculpas mais utilizadas de sempre, e não é de agora.

É fácil acreditar que não há dinheiro suficiente. É algo que é reforçado na nossa sociedade.

Cada um de nós, em determinada altura, foi condicionado a acreditar que não existe dinheiro suficiente para subsistir, e que apenas uma certa parte da riqueza é distribuída entre uma pequena percentagem da população. A restante tem de trabalhar o resto das suas vidas para sobreviver.

Repare, não sou ingénuo. Eu sei que a falta de dinheiro é um assunto real e preocupante para uma larga percentagem do mundo. É extremamente desafiador e quase impossível pensar em investir em si próprio quando apenas só tenta sobreviver.

Quando falo em INVESTIR, não estou a falar de dinheiro. Só você sabe qual a sua verdadeira situação financeira. Estou a falar de INVESTIR em SI.

Não investir só em coisas materiais, mas investir no seu bem-estar. Na sua mente. No seu corpo. Na sua alma.

Investir para descobrir QUEM VOCÊ REALMENTE É de dentro para fora.

A falta é um estado mental.

É um sistema de crenças enraizado na limitação e no medo.

De forma a poder receber as recompensas do nosso universo tão abundante e próspero, necessita de fazer mudanças drásticas nas suas crenças acerca do dinheiro.

Necessita de INVESTIR NO SEU EU INTERIOR.

Repare, será que jantar fora num restaurante muito caro o(a) vai ajudar a libertar-se dos padrões e hábitos que o(a) impedem de prosseguir?

Será que uma ida ao shopping center vai ajudá-lo(a) a desenvolver um melhor entendimento do motivo porque as suas relação não estão a funcionar?

Aquele carro novo e super estiloso, será que lhe vai ensinar a desenvolver uma maior auto-estima?

E gastar dinheiro em roupas novas e discotecas? Eu sofri muito com este conceito durante anos. gastava imenso dinheiro em livros, música, cinema, saídas nocturnas, mas achava sempre que era um desperdício gastar dinheiro em terapias alternativas, por exemplo, em massagens, em cursos, retiros espirituais, etc.

Até que, eventualmente, aprendi que quanto mais investia no meu eu interior, e não apenas no exterior, mais a a vida aumentava a minha abundância.

A vida apoia-o(a) inteiramente.

O seu espírito deseja viver uma vida em verdade e em amor, e apoia-o(a) por completo e, de facto, existe mesmo abundância ilimitada para todos nós. Apenas a mente analisa o conceito de dinheiro por uma perspectiva muito limitada.

Você nem sempre precisa de muito dinheiro para se providenciar. Existem tantas outras coisas que pode fazer por si próprio(a) que não necessitam de qualquer dinheiro.

Sentar-se em silêncio, por exemplo, é gratuito. Fazer uma caminhada é gratuito.


Vamos analisar a última desculpa:

- Estou muito ocupado(a).

Toda a gente está muito ocupada hoje em dia, seja com o emprego, com os filhos, com os jogos, aulas, estudos, etc, etc.

Eu entendo.

Conheço muitas pessoas que têm tantos afazeres que nunca sequer lhes passou pela cabeça dormir uma sesta durante 20 minutos diariamente, por exemplo, ou fazer uma meditação de 5 minutos. Meditação? "Isso é coisa de igreja!" já ouvi dizer.

Eu lamento desapontá-lo(a) mas preciso de o(a) chamar à atenção que é precisamente esse seu excesso de tarefas e rotinas que estão a arruinar a sua vida, a sua saúde, as suas relações. os seus sonhos, os seus objetivos.

E está particularmente a arruinar a sua vida no presente, que é tudo o que tem neste momento, se continuar a usar os seus afazeres como desculpa para não tomar conta de si próprio(a), se não abrandar o ritmo, descansar o corpo, ligar-se à sua mente, corpo e alma.

Parece que, hoje em dia, estar sempre ocupado é algo muito aplaudido. Se não estás ocupado(a) corre-se o risco de alguém pensar que você é preguiçoso(a) ou pouco importante.

Ninguém quer ficar exausto e doente a trabalhar 6 ou 7 dias por semana.

Não somos máquinas.

Você vai ficar sem saúde, sem vida social, basicamente, com uma qualidade de vida muito baixa.

Isso já me aconteceu e tive de começar a abrandar e isso permitiu-me tomar percepção do motivo pelo qual me agarrei a esta crença tão firmemente. Aprendi que ao estar sempre ocupado estava a evitar certos aspectos de mim próprio e medos que não queria enfrentar.

Foi a melhor escolha que fiz na altura. Recuperei a minha vida, a minha saúde. Quanto mais cuidava de mim, mais plena a minha vida se tornava.

Portanto, o poder de ESCOLHA aqui é muito importante.

O caminho que você escolhe tomar na vida é mesmo uma escolha pessoal sua. Se preferir enterrar-se em tarefas e não encontrar tempo para se focar em si, então a vida vai-lhe devolver isso.

Nunca haverá a altura certa para tirar aquelas férias com que tem sonhado, ou mimar-se com uma massagem, por exemplo, a não ser que crie essa realidade.

Não estou a sugerir que abandone as suas responsabilidades, apenas sugerir que organize, reflita e considere todas as coisas às quais diz SIM.

Levar uma vida caótica e super ocupada vai desgastá-lo(a). Já vi isto acontecer a muita gente. Aquela perna partida, aquela doença, é apenas uma forma da vida chamar a sua atenção e, literalmente, obrigá-lo(a) a abrandar.

Não é um castigo mas sim um ACORDAR PARA A VIDA.

A sua vida e o seu bem-estar são muito mais preciosos que o tempo, dinheiro e ocupações em excesso.

Você tem o poder, a escolha e a oportunidade de todos os dias criar a vida que desejou para si.

PONHA-SE EM MARCHA. ESTÁ À ESPERA DE QUÊ?

Este artigo também se encontra em versão áudio no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=ALe-u6JEWQo

Se gostou deste artigo, clique em GOSTO ou CURTO, comente e partilhe-o com os seus amigos no Facebook.

SHARE ON:

Obrigado pela sua visita. Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e deixe fluir.

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário